Pesquisa revela desafios das jovens mulheres no universo da Tecnologia
Pesquisa revela desafios das jovens mulheres no universo
da Tecnologia
- 27% das mulheres
confiam na IA para gerenciar suas finanças pessoais;
- 15% das mulheres já
utilizam Inteligência Artificial (IA) para conseguir renda extra
- 11% das mulheres
utilizam a IA para direcionar seus investimentos
-Celebração criada em
2010 pela agência da ONU especializada em telecomunicações pretende reduzir a
exclusão digital de gênero.
Abril
de 2025 – Para marcar o Dia Internacional das Meninas na
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), celebrado neste 24 de abril,
pesquisa da Serasa revela como as jovens mulheres têm utilizado as novas
ferramentas de inteligência generativa para ocupar espaços no universo das
finanças pessoais: 24% delas já fazem uso da Inteligência Artifical para a
organização de gastos, 15% já utilizam desta ferramenta para conseguir renda
extra, enquanto 11% pedem ajuda da IA para direcioná-las em seus investimentos.
Realizado pelo Instituto Opinion Box, o levantamento ouviu 1.666 jovens
mulheres nascidas entre 1996 e 2007, período da Geração Z. As entrevistadas,
moradoras de todas as regiões do país, confirmam as escaladas íngremes a serem
vencidas pelas mulheres no mundo da tecnologia, historicamente mais masculino.
Segundo a pesquisa, somente 39% dos homens desta faixa etária não
utilizam recursos baseados em IA para organizar suas finanças – 11 pontos
percentuais a mais em relação às mulheres do mesmo grupo geracional.
“O potencial da tecnologia ainda não é plenamente explorado pelas jovens
brasileiras por falta de referências, incentivos ou informações acessíveis”,
acredita Lia Bandeira, líder de Data Science e Inteligência Artificial da
Serasa. “Enfrentei barreiras, mas com o
apoio de mulheres que chegaram antes e observando outras como referência,
consegui avançar”, complementa Lia.
Confiança é a chave
A confiança aparece como um dos principais fatores para essa
resistência. Entre as mulheres até 29 anos, apenas 27% afirmam confiar nessa
tecnologia para gerenciar suas finanças pessoais. Entre os homens, o índice
maior: 34%. Embora os percentuais não estejam muito distantes, reforçam um
desafio estrutural: é preciso tornar a tecnologia mais próxima e confiável,
sobretudo para as mulheres, que historicamente enfrentam mais barreiras no
acesso e na representação no setor de tecnologia.
Apesar das diferenças, há sinais positivos. Quase metade das mulheres
jovens (48%) já enxerga a IA como uma aliada para cuidar da vida financeira no
futuro. Entre os homens, esse número sobe para 58%. A diferença de percepção
mostra que ainda há espaço para crescer e que o caminho para isso passa por
educação digital, acesso à informação e uso consciente da tecnologia.
Como usar IA na vida financeira
Para as jovens mulheres que desejam dar os primeiros passos no uso de IA
nas finanças pessoais, a Serasa traz quatro dicas:
·
Opte por ferramentas confiáveis:
Prefira aplicativos e serviços com boas avaliações, políticas claras de
privacidade e compromisso com a proteção de dados.
·
Use IA como apoio, não como substituto:
Ferramentas automatizadas ajudam a organizar gastos, planejar orçamentos e
lembrar vencimentos, mas a decisão final deve sempre ser consciente e
informada.
·
Busque conhecimento contínuo: A
educação financeira é fundamental para interpretar corretamente as sugestões da
IA e tomar decisões alinhadas com seus objetivos. Além de inteligência
generativa, há outras ferramentas que são do meio digital e podem auxiliar com
as finanças, como as planilhas de Excel.
·
Comece simples:
Utilize a tecnologia em cálculos e controles pouco complexos, como controle de
gastos mensais ou metas de economia, e vá ampliando conforme se sentir mais
confortável.
“Seja com aplicativos de IA ou de forma tradicional, como papel e
caneta, o mais importante é que a organização financeira faça parte do
cotidiano. Os jovens da Geração Z estão começando a vida profissional e, quanto
antes desenvolverem uma relação saudável com o dinheiro — com ou sem tecnologia
—, melhor será sua trajetória financeira no futuro”, reforça Lia.
Informações
à imprensa
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa
oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da
população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações
em www.serasa.com.br e
via redes sociais no @serasa.
Comentários
Postar um comentário